domingo, 15 de agosto de 2010

Dança Ballet

"A Dança - Le Ballet de l'Opera de Paris" é um documentário apenas recomendável para os apreciadores de ballet.

O realizador Frederick Wiseman acompanhou ao longo de uma temporada aquela que é uma das melhores companhias de dança do mundo. O resultado é um filme de duas horas e meia, que nos faz mergulhar no quotidiano do Ballet l'Opéra de Paris".

As imagens do trabalho árduo por detrás da construção dos espetáculos, trazem-nos à memória a máxima de Thomas Edison, de que o talento é sobretudo o resultado de muito trabalho, fruto de 99% de transpiração e 1% de inspiração.

Ficções da realidade


Ouvimos conversas entre coreógrafos, instrutores e bailarinos. Vemos a construção dos cenários e adereços, as decisões da definição do repertório, assim como todo o trabalho burocrático por detrás da companhia.

Frederick Wiseman deixa as imagens falarem por si, sem qualquer narração e praticamente sem legendas de contextualização, seguindo o seu registo habitual, que designa como "ficções da realidade", onde procura deixar espaço para o espectador formar a sua própria opinião.

Filma longos planos, com apenas uma câmara, depois apresentados após um grande trabalho de edição. Aos 80 anos, este é o seu 38º filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário